Treinar até a falha proporciona maior resultado?

Treinar até a falha proporciona maior resultado?

Treinar até a falha é um conceito muito utilizado na musculação, especialmente por fisiculturistas de alto nível. Contudo, gera muita discussão quanto a sua forma, riscos e eficácia.A “falha” acontece quando o treinamento é continuado até a incapacidade de completar outra repetição em boa forma. Ou seja, quando não é mais possível manter o ritmo, a velocidade ou a força necessária para a execução perfeita do movimento. A estratégia está ligada a uma falha celular dos músculos estabilizadores ou dos motores que impulsionam o movimento, e exige o máximo de esforço e da capacidade de suportar.

O objetivo do treinamento até a falha é trabalhar todas as fibras musculares. Quando você treina normalmente, só parte das fibras são ativadas, quando elas cansam outras passam a substituí-las. Desta forma, no treino até a falha, pretende-se trabalhar o maior volume de fibras possíveis, e assim promover maior hipertrofia.

Existem atualmente inúmeras técnicas de formação muscular, e o treinamento até a falha é mais um desses métodos. Considerada uma ferramenta importante, exige bom senso em sua aplicação. Se não for respeitado o repouso necessário, existe um risco importante de lesões e overtraining. Executar todas as séries até o fracasso não é aconselhável, mas, de forma programada e criteriosa, o treino até a falha pode ser útil para maximizar seu ganho de massa muscular.

Por isso, busque orientações de um professor de educação física ou personal trainer antes de aplicar novas técnicas e incrementar os seus treinos.

Treinar, treinar e treinar.

Fonte: Hipertrofia.net.

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