Sobrecarga progressiva para manter resultados em alta!

Sobrecarga progressiva para manter resultados em alta!

É relativamente comum alguns atletas, após algum tempo de treino, experimentarem uma estagnação de seu rendimento, mesmo realizando o treino de forma regular. Nessa hora muitos aumentam ainda mais a quantidade de treinos e/ou a intensidade dos exercícios sem qualquer planejamento, o que muitas vezes resulta em lesões ou um estado de elevado de fadiga (chegando ao overtraining em alguns casos). Para que isso não aconteça, é necessário organizar o treinamento de forma eficiente, utilizando alguns princípios, entre eles, a sobrecarga progressiva.

Basicamente, esse principio afirma que para se obter ganhos progressivos na performance, temos que progressivamente aumentar a carga do treinamento (ou pelo aumento de volume, ou pelo aumento da intensidade).

Após a aplicação de um estimulo (treino) nosso corpo passa por uma fase de adaptação e após a recuperação adequada gera uma pequena melhora no condicionamento físico. Muito tempo entre os estímulos, faz com que o organismo destreine e o atleta perca seu condicionamento físico. Já pouco tempo de descanso (muitos treinos seguidos), o atleta pode entrar em um estado de fadiga, tendo o seu desempenho piorado.

O ideal é buscar apoio de um bom profissional para ajudá-lo no planejamento mais indicado para o seu objetivo, seja ele ganho ou definição de massa muscular, força ou resistência. Sobrecarga Progressiva!

Fonte: Espirito Outdoor.

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