O stress prejudica os músculos!

O stress prejudica os músculos!

O Cortisol é considerado o hormônio do stress, dependendo da duração dos estímulos estressores, pode ser vilão ou mocinho.
Se a situação causadora do stress for pontual, os níveis hormonais e o processo fisiológico voltam à normalidade sem interferir negativamente no organismo. A persistência da situação de estresse liberam os hormônios glicocorticóides (cortisona, cortisol e corticosterona). Essas substâncias em grande quantidade são prejudiciais à saúde, diminuindo a ação do sistema imunológico e tornando o organismo mais vulnerável a infecções. Além disso, o cortisol pode ser um indicador da síndrome do supertreinamento.

Um dos motivos pelo qual essa reação ocorre em situações prolongadas de estresse é para que as concentrações de glicose e glicogênio no sangue e nos músculos mantenham-se equilibradas e possam suprir a demanda energética.
Para manter esse equilíbrio, o cortisol “paralisa” todas as funções anabólicas de recuperação, renovação e criação de tecidos, agindo principalmente no tecido muscular, convertendo os aminoácidos (moléculas que formam as proteínas) em glicose, interferindo no processo da hipertrofia muscular. Essa interferência ocorrerá principalmente nas fibras musculares do Tipo II pelo fato das mesmas possuírem mais proteínas do que as fibras musculares do Tipo I. As fibras do Tipo II são fibras de contração rápida ou fibras brancas, cuja característica é a força e são as principais responsáveis pela hipertrofia.

Fonte: Grupo MCA.

‪#‎allprotein‬ ‪#‎totalmentesaudavel‬ ‪#‎wheyprotein‬ ‪#‎suplementos‬ ‪#‎workout‬ ‪#‎fitness‬ ‪#‎alimentacaosaudavel‬ ‪#‎dicadeexercicio‬ ‪#‎amoproteina‬ ‪#‎proteina‬ ‪#‎bodybuilding‬ ‪#‎exercicio‬ ‪#‎nutricionistas‬ ‪#‎nutricaoesportiva‬ ‪#‎fit‬ ‪#‎personal‬ ‪#‎nutri‬ ‪#‎personaltrainer‬ ‪#‎maisenergia‬ ‪#‎proteinpower‬ ‪#‎dicadeenergia‬ ‪#‎protein‬ ‪#‎qualidadedevida‬ ‪#‎eatclean‬ ‪#‎educacaofisica‬ ‪#‎treinador‬ ‪#‎snacktime‬ ‪#‎dieta‬ ‪#‎cookiedeproteina‬ ‪#‎cookieproteico‬

Comments are closed.