O que é efeito EPOC?

O que é efeito EPOC?

Quando terminamos um treino nosso corpo precisa de uma quantidade de oxigênio maior que antes de começarmos a treinar, esse consumo excessivo de oxigênio tem um nome, é chamado de efeito EPOC ou Excesso de Consumo de Oxigênio.

O efeito EPOC é responsável por vários efeitos orgânicos que ocorrem com o intuito de restaurar o estado de equilíbrio do nosso organismo que foi alterada devido ao exercício físico, a este estado de equilíbrio dá-se o nome de homeostase.

O EPOC é tão falado porque ele mantém sua taxa metabólica elevada por algum tempo após o término do seu treino. Mas veja que interessante, após um exercício aeróbico moderado e contínuo o efeito EPOC deve durar por volta de 1 hora enquanto que para exercícios aeróbios intervalados e de alta intensidade, a taxa pode ser elevada por até 15 horas. Nesse nível se enquadra a Musculação de Alta Intensidade.

A principal substância do efeito EPOC são as gorduras. Então quando pensar em gasto calórico, em emagrecimento, pense também na sua taxa metabólica, no tempo que ficará com ela elevada e é claro, no efeito EPOC.

Calorias gastas são importantes, mas o tempo que você pode permanecer com sua taxa metabólica elevada pode ser muito mais interessante!

Fonte: Dicas de Treino.

‪#‎allprotein‬ ‪#‎totalmentesaudavel‬ ‪#‎wheyprotein‬ ‪#‎suplementos‬ ‪#‎workout‬ ‪#‎fitness‬ ‪#‎alimentacaosaudavel‬ ‪#‎dicadeexercicio‬ ‪#‎amoproteina‬ ‪#‎proteina‬ ‪#‎bodybuilding‬ ‪#‎exercicio‬ ‪#‎nutricionistas‬ ‪#‎nutricaoesportiva‬ ‪#‎fit‬ ‪#‎personal‬ ‪#‎nutri‬ ‪#‎personaltrainer‬ ‪#‎maisenergia‬ ‪#‎proteinpower‬ ‪#‎dicadeenergia‬ ‪#‎protein‬ ‪#‎qualidadedevida‬ ‪#‎eatclean‬ ‪#‎educacaofisica‬ ‪#‎treinador‬ ‪#‎snacktime‬ ‪#‎dieta‬ ‪#‎cookiedeproteina‬ ‪#‎cookieproteico‬

Comments are closed.