O que é insuficiência ativa e como afeta o treino?

O que é insuficiência ativa e como afeta o treino?

A insuficiência ativa é um conceito que atua diretamente sobre o treinamento de força e faz com que determinados exercícios sejam mais ou menos eficientes para determinados grupamentos musculares.

Basicamente, nós temos músculos em nosso corpo com os mais variados tamanhos, capacidades diferentes de torque e de resistência e com variadas funções. Dentre todos estes variados tipos de músculos, temos alguns que são biarticulares (passam por mais de uma articulação) e portanto, podem sofrer o que chamamos de insuficiência ativa.

Os músculos que passam por mais de uma articulação, apresentam uma frouxidão característica em determinados movimentos, fazendo com que a capacidade de torque e de trabalho destes músculos, seja diretamente afetada. A insuficiência ativa não quer dizer que o músculo não esteja sendo trabalhado, apenas que ele recebe menos estímulo.

Para que você trabalhe seus músculos biarticulares de maneira correta, tente sempre ter em seu treino exercícios com movimentos e principalmente pontos de torque variados, para que os estímulos sejam mais eficientes.

Cadeira extensora, rosca scott ou qualquer outro movimento com o braço elevado ou a frente, tríceps banco ou a famosa “patada”, gêmeos na máquina e muitos outros, são exercícios que colocam algumas musculaturas em insuficiência ativa e precisam ser complementados por outros exercícios em seu treino.

Fonte: Treino Mestre.

‪#‎allprotein‬ ‪#‎totalmentesaudavel‬ ‪#‎wheyprotein‬ ‪#‎suplementos‬ ‪#‎workout‬ ‪#‎fitness‬ ‪#‎alimentacaosaudavel‬ ‪#‎dicadeexercicio‬ ‪#‎amoproteina‬ ‪#‎proteina‬ ‪#‎bodybuilding‬ ‪#‎exercicio‬ ‪#‎nutricionistas‬ ‪#‎nutricaoesportiva‬ ‪#‎fit‬ ‪#‎personal‬ ‪#‎nutri‬ ‪#‎personaltrainer‬ ‪#‎maisenergia‬ ‪#‎proteinpower‬ ‪#‎dicadeenergia‬ ‪#‎protein‬ ‪#‎qualidadedevida‬ ‪#‎eatclean‬ ‪#‎educacaofisica‬ ‪#‎treinador‬ ‪#‎snacktime‬ ‪#‎dieta‬ ‪#‎cookiedeproteina‬ ‪#‎cookieproteico‬

Comments are closed.