Halteres ou aparelhos?

Halteres ou aparelhos?

A maioria sempre acha que existe uma fórmula pronta para poder definir qual tipo de exercício seria o melhor. Porém, esta resposta vai depender do nível do praticante.

Os exercícios nos aparelhos conseguem isolar os músculos de forma muito eficaz e fazem o movimento de forma guiada para o aluno, melhorando a postura, diminuindo o risco de lesões e sendo mais fácil a realização e execução do movimento. Visto desta maneira, o aluno iniciante terá uma necessidade maior da aplicação desses movimentos nos aparelhos para que se possa aprender corretamente a técnica de execução e depois então partir para os exercícios livres com halteres.

Os exercícios livres com halteres são excelentes para ativar os músculos agonistas (músculo alvo) e os sinérgicos (músculos auxiliares) sendo ótimos para o aluno que deseja um ganho maior de força e massa muscular. Além disso, exigem uma maior concentração para manter o equilíbrio resultando em uma perfeição maior dos exercícios e um trabalho maior das articulações.
Porém, há a necessidade de um nível de treinamento mais avançado para esta aplicação. A parte ruim destes exercícios é que as chances de lesão devido má postura e uma técnica inapropriada de execução são muito grandes, por isso, é preciso estar consciente durante a realização do treino e utilizar uma carga que não prejudique o bom movimento.

E o aluno avançado? Para este aluno os exercícios livres com halteres e em aparelhos são aplicados no mesmo treino, visto que, os livres vão dar volume, densidade, espessura e maturidade aos músculos, enquanto os aparelhos irão terminar de fadigar os músculos e isolar os mesmos tornando o treino mais eficaz quando se fala de treinamento de resultado e falha máxima.

Fonte: Marcelo Gomes - Personal Trainer.

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