Dores musculares são benéficas?

Dores musculares são benéficas?

Não é novidade, mas certamente você conhece alguém que só avalia a qualidade do treino em função das dores que sente nas 24/48h seguintes. Aliás, há até quem se vanglorie e utilize esse argumento a favor de um determinado método de treino. No entanto, não é assim que as coisas funcionam. E aqui ficam algumas razões…

A ORIGEM DAS DORES
As dores musculares resultam de um processo inflamatório causado por microrupturas consequentes do esforço realizado durante determinada tarefa numa estrutura não preparada para o efeito.

DORES MUSCULARES NÃO SÃO SÓ COISA DE PRINCIPIANTE
Basta alterar a sua rotina de treino para provocar uma maior adaptação do seu sistema neuromuscular e sentir novamente esse tipo de dor.

DOR MUSCULAR É IGUAL A CRESCIMENTO MUSCULAR?
Não necessariamente. Estas dores podem também surgir nas atividades físicas de resistência: para isso basta variar a distância percorrida, o tipo de piso, ou até mesmo o calçado sem obter crescimento muscular.

MAIS DOR IGUAL A MENOR CAPACIDADE PARA TREINAR NO DIA SEGUINTE
Um nível elevado de dor limita (no mesmo grau) o treino do dia seguinte, mesmo que seja em grupos musculares diferentes. Supondo que no dia anterior treinou membros inferiores e hoje quase não consegue andar, pensar que pode treinar costas com a mesma intensidade é um erro. O estado inflamatório em que se encontra aumenta a probabilidade de contrair uma lesão, mesmo em grupos musculares diferentes.

OS ALONGAMENTOS NÃO AMENIZAM A DOR
Aliás, até podem causar um efeito proporcionalmente inverso e levar a uma lesão. A uma estrutura com microrupturas não se aconselham alongamentos, estiramentos, exercícios de flexibilidade ou semelhantes. Para uma explicação mais simples e gráfica, basta imaginar o que acontece a um elástico quando o tenta esticar e a sua estrutura está comprometida com um pequeno corte.

Fonte: Men´s Heath.

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