5 Tecnicas de intensidade muscular

5 Tecnicas de intensidade que vão te ajudar a crescer!

As tecnicas de intensidade têm como objetivo estimular ao máximo a musculatura e, assim, lhe fornecer melhores resultados. Mas, se usadas em excesso ou de maneira incorreta, podem prejudicar a recuperação muscular e anular seus ganhos. Então, como aplicá-las em seu treinamento de forma produtiva?

Primeiro, é importante dizer que as tecnicas de intensidade não são aconselhadas para novatos. Segundo, você não deve praticá-las por mais de quatro semanas seguidas. Quando for começar a utilizar as tecnicas de intensidade procure orientações de um profissional de educação física:

1 BI-SET: Fazer dois exercícios seguidos e sem descanso.

2 DROP-SET: Realizar uma determinada série executando o movimento normalmente para o número de repetições prescritos, e em seguida retirar de 20% a 30% da carga e continuar a executar a série até a fadiga. É a técnica de intensidade mais difundida e utilizada.

3 REST-PAUSE: Efetuar uma série até a fadiga e descansar por 10 segundos (segurando ou não o peso) para depois realizar mais quantas repetições conseguir. É a técnica que as pessoas mais cometem equívocos de execução, portanto, cuidado.

4 REPETIÇÕES FORÇADAS: Aumentar o peso do exercício e realizar algumas repetições a mais do que as programadas com a ajuda de um amigo ou treinador. Mas não se deve utilizá-la em todos os exercícios de todos os treinos.

5 REPETIÇÕES ROUBADAS: Utilizar algumas artimanhas para a execução dos movimentos. Uma repetição não roubada se caracteriza pela execução de um movimento da forma mais limpa possível: utilizando apenas a musculatura-alvo e com uma postura estável para a coluna. Já na repetição roubada utiliza-se o “jogar de pesos” (ou momentum) ou outras musculaturas para a execução dos movimentos.

Vale salientar a importância de ter sempre alguém observando você realizar qualquer das tecnicas de intensidade em exercícios livres (como supino e agachamento) para garantir a segurança.

Fonte: El Hombre.

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