Que tal inserir o pinhão no cardápio?

Que tal inserir o pinhão no cardápio?

Tradicionalmente, o pinhão é consumido cozido ou tostado na chapa, mas aos poucos está ganhando espaço em diversos pratos e preparações. Suas propriedades nutricionais ainda são pouco divulgadas, mas vale a pena você conhecer.

Composto de 70% de carboidrato, 9% de proteína e 5% de gorduras (o restante são fibras e água), o pinhão é considerado um alimento energético. Dez unidades dessa semente da araucária (espécie de pinheiro) fornecem 104 calorias. Por isso, deixe para consumi-la preferencialmente antes ou logo depois do exercício, quando você precisa de um pouco mais de combustível. O pinhão ainda tem uma boa dose de cálcio e ferro.

Veja uma deliciosa receita de Quadradinho e Pinhão:

INGREDIENTES

1 xícara de chá de pinhão cozido
1 xícara de chá de amendoim torrado sem casca e sem sal
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
120 ml de leite desnatado
1 xícara de chá de leite em pó light

MODO DE PREPARO

Misture todos os ingredientes no liquidificador. Unte uma forma e aperte a massa para compactar. Coloque em forno pré-aquecido (200ºC) por cerca de 30 minutos. Espere esfriar, corte e sirva!

Fonte: Boa Forma e Blog da Mimis.

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