Gordura: boa ou ruim?

Gordura: boa ou ruim?

Quem segue um plano alimentar costuma se preocupar bastante com a quantidade de gordura nos alimentos, não é mesmo? Mas você conhece cada um dos tipos existentes? Existem vários tipos de gorduras: saturadas, monoinsaturadas, poli-insaturadas e a gordura trans.

A trans é o tipo de gordura que deve ser abolida, já que não possui benefícios e pode provocar diversos riscos à saúde. A gordura saturada em excesso também pode ser prejudicial. Portanto, não deve compor mais que 7% das calorias diárias.

A gordura saturada é de origem animal e deve ser consumida com muita cautela. O consumo em demasia prejudica o organismo e aumenta o risco de doenças cardiovasculares (carnes gordas, manteiga, laticínios integrais, queijos amarelos, etc). A exceção está no óleo de coco que possui triglicerídeos de cadeia média que são rapidamente digeridos, absorvidos e transportados para o fígado, onde são transformados em energia, sem gerar estímulo de insulina, aumentando gasto energético.

A gordura insaturada (monoinsaturadas e poli-insaturada) possui papel importante no nosso organismo, como a formação hormonal, no aumento do bom colesterol e auxilia na absorção de vitaminas lipossolúveis. Por isso, não deve ser deixada de lado nas dietas, até mesmo quando o objetivo é emagrecimento (azeite de oliva, abacate, amendoim, sementes oleaginosas, peixes de água fria, castanhas, etc).

Fonte: Barra de Cereal.

‪#‎allprotein‬ ‪#‎totalmentesaudavel‬ ‪#‎wheyprotein‬ ‪#‎suplementos‬ ‪#‎workout‬ ‪#‎fitness‬ ‪#‎alimentacaosaudavel‬ ‪#‎dicadeexercicio‬ ‪#‎amoproteina‬ ‪#‎proteina‬ ‪#‎bodybuilding‬ ‪#‎exercicio‬ ‪#‎nutricionistas‬ ‪#‎nutricaoesportiva‬ ‪#‎fit‬ ‪#‎personal‬ ‪#‎nutri‬ ‪#‎personaltrainer‬ ‪#‎maisenergia‬ ‪#‎proteinpower‬ ‪#‎dicadeenergia‬ ‪#‎protein‬ ‪#‎qualidadedevida‬ ‪#‎eatclean‬ ‪#‎educacaofisica‬ ‪#‎treinador‬ ‪#‎snacktime‬ ‪#‎dieta‬ ‪#‎cookiedeproteina‬ ‪#‎cookieproteico‬

Comments are closed.