Carboidrato à noite pode?

Carboidrato à noite pode?

Ingerir carboidrato à noite pode? é considerado veneno para quem luta contra a balança, certo? Errado. Especialistas dizem que uma dieta balanceada e considerada saudável é composta de 50% a 60% de carboidratos, e alertam que as pessoas que fazem regime e cortam carboidratos chegam até a emagrecer em pouco tempo, mas, a longo prazo, podem estar prejudicando a própria saúde. E, ao contrário do que se pensa, ingerir esses alimentos à noite não prejudica a dieta.

Pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, decidiram investigar o que ocorre com a saciedade e a saúde de quem ingere carboidratos no jantar, considerados fonte de energia para o organismo. Na pesquisa, foi observado o comportamento dos hormônios responsáveis pelo apetite, como a leptina, grelina e a adiponectina. Participaram do estudo 78 voluntários acima do peso. Eles seguiram uma dieta de aproximadamente 1.500 calorias, composta de 20% de proteínas, de 30% a 35% de gorduras e de 45% a 50% de carboidratos. A diferença crucial é que, enquanto uma parte dos voluntários podia distribuir o consumo dos carboidratos no decorrer do dia, a outra foi orientada a concentrar a ingestão desse macronutriente no período noturno.

Depois de seis meses, todos eliminaram, em média, 10 quilos. A grande mudança que surpreendeu os pesquisadores foi no padrão de secreção hormonal daqueles que levaram o carboidrato à mesa no jantar: a saciedade aumentou e a fome diminuiu no dia seguinte. Mas é preciso cautela. Os carboidratos devem ser preferencialmente complexos e adequados à quantidade de calorias necessárias por dia para cada indivíduo, afinal, qualquer excesso, seja de carboidrato, proteína ou gordura acaba virando estoque.

Fonte: Saúde Plena.

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