Aminoácidos e as proteínas

Aminoácidos e as proteínas!

De forma simplificada podemos dizer que os aminoácidos formam a estrutura das proteínas que estão presentes em nosso organismo. As células precisam produzir proteínas e isso somente é possível devido a presença de aminoácidos, que podem ser fabricados pelo próprio organismo ou podem ser obtidos a partir da alimentação. Há 20 tipos diferentes de aminoácidos, sendo estes divididos em dois grupos: não essenciais e essenciais.

Os aminoácidos não essenciais são produzidos pelo próprio organismo. Do total de 20 aminoácidos, o organismo produz somente 12. São eles: glicina, alanina, serina, histidina, asparagina, glutamina, cisteína, prolina, tirosina, arginina, ácido aspártico e ácido glutâmico. Por outro lado, os aminoácidos essenciais são aqueles que não são produzidos pelo corpo, mas são fundamentais na fabricação das proteínas. São eles: triptofano, lisina, leucina, fenilalanina, valina, treonina, isoleucina e metionina. Os aminoácidos essenciais são obtidos a partir da ingestão de alimentos proteicos como laticínios, ovos, carnes, peixes e frutos do mar, assim como feijão, nozes, entre outros.

Os níveis de aminoácidos diminuem durante a realização de exercícios físicos, na medida em que os músculos vão utilizando-os como fonte de energia. Assim, com a ingestão de proteínas de alto valor biológico e uma alimentação balanceada os níveis de aminoácidos são mantidos, não havendo, portanto, utilização das suas próprias proteínas nem perda de massa muscular além de garantir que funções importantes do organismo sejam mantidas.

Fonte: Guia de Nutrição.

‪#‎allprotein‬ ‪#‎totalmentesaudavel‬ ‪#‎wheyprotein‬ ‪#‎suplementos‬ ‪#‎workout‬ ‪#‎fitness‬ ‪#‎alimentacaosaudavel‬ ‪#‎dicadeexercicio‬ ‪#‎amoproteina‬ ‪#‎proteina‬ ‪#‎bodybuilding‬ ‪#‎exercicio‬ ‪#‎nutricionistas‬ ‪#‎nutricaoesportiva‬ ‪#‎fit‬ ‪#‎personal‬ ‪#‎nutri‬ ‪#‎personaltrainer‬ ‪#‎maisenergia‬ ‪#‎proteinpower‬ ‪#‎dicadeenergia‬ ‪#‎protein‬ ‪#‎qualidadedevida‬ ‪#‎eatclean‬ ‪#‎educacaofisica‬ ‪#‎treinador‬ ‪#‎snacktime‬ ‪#‎dieta‬ ‪#‎cookiedeproteina‬ ‪#‎cookieproteico‬

Comments are closed.